stylededit-icon_64.pngStyledEdit

Deskbar:Aplicativos
Localização:/boot/system/apps/StyledEdit
Definições:nenhuma


O StyledEdit é o editor de texto simples do Haiku. Embora salve arquivos em formato de texto simples, atributos adicionais são gravados de maneira a ter capacidades limitadas de formatação quando visto com o StyledEdit.

stylededit.png

Caso interesse, isto é o que aqueles atributos adicionais mostram quando examinados no Terminal com listattr:

~> listattr /boot/home/Desktop/test.txt
File: /boot/home/Desktop/test.txt
  Type         Size                 Name
-----------  ---------  -------------------------------
     Int-32          4  "be:encoding"
MIME String         11  "BEOS:TYPE"
     Int-32          4  "wrap"
     Int-32          4  "alignment"
   Raw Data       1048  "styles"

1071 bytes total in attributes.

Como pode ver, todas as opções de formatação do menu do StyledEdit estão presentes: quebra de linha (ligado/desligado) e alinhament0 (esquerdo/centralizado/direito), cada um em um atributo. Os estilos (fonte, tamanho, cor) de cada letra espremidos dentro de outros.

Devido ao fato destes atributos serem uma funcionalidade de sistema de arquivos do BFS, isto significa que as outras plataformas não apenas vêem um arquivo de texto simples, como também a formatação será perdida quando um arquivo é armazenado em uma partição não-BFS. Os atributos acima são simplesmente removidos e o que permanece é o arquivo de texto simples comum.

Em todo caso, é uma boa ideia ter a possibilidade de texto colorido em diferentes fontes e tamanhos enquanto ainda é um arquivo de texto normal. Um LeiaMe.txt, por exemplo, é portanto legível em um shell em qualquer plataforma e ainda ter um pouco de estilo quando visto através de um duplo clique a partir do Haiku.

Uma vez que utilizar o StyledEdit é tão simples, iremos pular a explicação de todos os itens de menu mundanos. Apenas escreva seu texto então selecione as palvras que deseja formatar e aplique a fonte, o tamanho e a cor a partir do menu Fonte. Quebra de linha e alinhamento a partir do menu Documento funciona somente no arquivo inteiro.