A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.
Índice
Criando uma nova conta de correio
Definições de conta
Configurando a entrada de correio
Configurando a saída de correio
Notificações e filtros de correio
Configurando um Serviço de Correio

e-mail-icon_64.pngCorreio Eletrônico

Deskbar:Preferências
Localização:/boot/system/preferences/E-mail
Definições:~/config/settings/Mail/*

O Haiku provê um sistema que recupera correio eletrônico regularmente através de um Serviço de Correio Eletrônico (também conhecido como mail_daemon) e salva cada mensagem como um arquivo de texto simples. Ele analisa a mensagem e preenche seus atributos com todas as informações principais e necessárias, como De, Para, Assunto e seu status de não lido. Agora ele pode ser consultado por você ou por qualquer aplicativo. Este sistema também torna fácil alternar clientes de correio eletrônico como todos os dados e sua configuração permanece a mesma.
A configuração é feita no painel Preferências de Correio Eletrônico.

index Criando uma nova conta de correio

Vamos passar pelo processo de definir uma conta de correio eletrônico.
Comece clicando no botão Adicionar para criar uma conta nova, sem nome. Isto abre um painel onde você preenche as informações de sua conta:

e-mail-new-account.png

Primeiro, defina como receber seu correio, via POP3 ou IMAP.

Agora entre com seu Endereço de Correio Eletrônico, Nome de Autenticação e Senha, dê um Nome da Conta sob o qual será conhecido no Haiku e seu Nome verdadeiro.

Se sua conta é de um provedor de correio eletrônico de grande porte, o Haiku já conhece todos os detalhes técnicos como endereços IP do servidor. Se não for o caso, clicar Próximo abrirá outra janela para entrar com esta informação manualmente:

e-mail-new-account-2.png
If you use GMail as your e-mail provider, you'll have to create a special app password.
See Google's support page on how to Sign in with app passwords.

index Definições de conta

Selecionando o nome de uma conta na lista à esquerda, pode-se mudar algumas definições gerais:

e-mail-accounts.png

O Nome da conta é o nome que é mostrado, por exemplo, na lista de contas nas Preferências de Correio Eletrônico. Nome verdadeiro é o nome que alguém vê quando ele recebe uma mensagem sua. Endereço de resposta é o endereço de correio eletrônico que é utilizado quando alguém responde sua mensagem. Normalmente é o mesmo endereço de onde você enviou sua mensagem.

Se deseja utilizar uma conta de correio para apenas enviar ou apenas receber mensagens, pode-se a (des)ativar aquela utilização clicando com o botão direito do mouse no nome da conta na lista da esquerda para definir as caixas de seleção de acordo com sua escolha.

index Mais sobre configurar a entrada de correio

Clique em Entrada sob o nome da sua conta para configurar como as mensagens são recebidas.

e-mail-in.png

Primeiro é o endereço do Servidor de correio para mensagens recebidas. Se seu provedor necessita que você logue em uma porta específica, adicione-a ao endereço, separada por dois pontos. Por exemplo, pop.your-provider.org:1400.

Then you enter your login information, Username and Password, and if necessary change Connection type from No encryption to SSL and the Login type from the default Plain text to APOP for authentication.

Se utilizar POP3 recuperar mensagens destas conta a partir de diferentes computadores, você pode querer ativar a opção para Deixar correio no servidor e somente Remover correio do servidor quando eliminado localmente.

Se utilizar IMAP ao invés disso, existe a opção para Remover correio do servidor quando eliminado localmente. Pode-se especificar Pastas IMAP para apenas sincronizar com uma pasta específica e suas subpastas.

Igualmente, pode-se optar por somente Baixar parcialmente mensagens maiores que um determinado tamanho. Isto irá apenas obter o cabeçalho e pode-se decidir se deseja baixar o restante da mensagem mais possíveis anexos após ver o assunto e quem enviou. Útil caso tenha uma conexão lenta.

Pode-se mudar o Destino da sua Caixa de Entrada (padrão: /boot/home/mail/in/), o que é útil se deseja separar as mensagens de diferentes contas para suas próprias pastas. Contudo, consultas permitem ordenar as coisas muito bem.

index Mais sobre configurar a saída de correio

Clique em Saída abaixo do nome da sua conta para configurar como as mensagens são enviadas.

e-mail-out.png

First is the SMTP server address for outgoing mails. As with the incoming server before, you can use a specific port if needed, e.g. mail.your-provider.org:1200 and change Username, Password and Connection type.

Se precisa autenticar-se, modifique o Tipo de Autenticação para ESMTP e entre com o nome de usuário e senha acima. O outro tipo é usado para provedores que precisam de checagem por correio com POP3 antes de SMTP para identificação.

Assim como o correio de entrada, pode-se também mudar o Destino da caixa de saída (padrão: /boot/home/mail/out/).

index Notificações e outros filtros de correio

Notificações para mensagens recém-chegadas e métodos de ordenar e filtrar o correio são encontrados em Filtros de Correio Eletrônico sob um nome de conta. Pode-se adicionar qualquer número de filtros que são aplicados um após o outro e rearranjá-los arrastando e soltando-os para sua nova posição.
Atualmente existem três Filtros de Correio Recebido que poderá adicionar. Após adicionar um filtro, selecione-o para ver suas opções.

index Filtro de Spam (AGMS Bayesiano)

e-mail-filter-spam.png

O filtro de mensagens indesejadas utiliza métodos estatísticos para classificar uma mensagem como indesejada. Ele atribui um valor entre zero e 1 a ela e pode-se decidir o que são os limites para uma mensagem genuína e que será considerado indesejado.
Pode-se ter aquela classificação de spam adicionada ao início do assunto.
Igualmente, o filtro de mensagens indesejadas pode aprender de todo o correio de entrada. Naturalmente, terá que ensiná-lo a ordenar os falso positivos, correios que foram erroneamente marcados como indesejados. Encontrará mais sobre o assunto quando discutirmos o aplicativo Correio.

Junto com o Filtro de Regra seguinte, você será capaz de automaticamente ordenar correios indesejados detectados.

index Filtro de regra

e-mail-filter-header.png

Este filtro compara o cabeçalho da mensagem a um padrão de pesquisa e realiza alguma ação de acordo com as regras definidas.
Com o primeiro campo de texto especifique qual cabeçalho verificar. Estes estão disponíveis:

Nome o nome do remetente
De o endereço de correio do remetente
Para seu endereço de correio (diferente para cada conta de correio)
Responder para o endereço de correio para o qual são enviadas respostas
Quando a data e hora que o correio foi recebido
Assunto a linha de assunto
Com cópia para endereços de qualquer pessoa que receba uma cópia (Cc)
Conta o nome da conta de correio
Status O status atual do correio. Normalmente, este pode ser "Lido", "Respondido", "Enviado", "Encaminhado", "Novo", ou qualquer coisa que você mesmo tenha definido. Contudo, a menos que você mesmo tenha mudado num filtro, ele sempre será "Novo" após o Serviço de Correio ter buscado a mensagem.
Prioridade é definido pelo programa de correio do remetente (por exemplo, "urgente")
Tarefa essencialmente o mesmo que "Assunto", mas sem coisas como Re: ou Fwd:
Grupo de classificação dependendo em como o filtro de correio indesejado o classificou, isto irá ou ser vazio (se incerto) ou conter a palavra "Genuíno" ou "Spam"
Estimativa de Spam/Genuíno esta é uma estimativa numérica que o filtro de correio indesejado atribui ao correio. Eles são exibidos em notação científica, onde 1.065e-12 se traduz em 1.065 dividido por 10 à 12ª potência, o que neste caso significa 0.000000000001065.

O segundo campo de texto abriga seu padrão de pesquisa. Ele aceita expressões regulares os quais lhe dá grande flexibilidade, enquanto infelizmente complica um pouco as coisas. Leia um pouco sobre o assunto, vale a pena e padrões de pesquisa simples não são tão complicados assim.

Com o menu pop-up abaixo dele, atribua uma ação quando o padrão corresponder. Pode-se mover ou eliminar uma mensagem, definir o status para "Lido" ou qualquer outra coisa ou definir a conta de correio que usará para responder.

index Notificação de novos correios

e-mail-filter-notification.png

Existem diversos modos para escolher ser notificado de mensagens recém-chegadas. Em Método encontra-se um número de opções que podem ser combinadas como segue:

nenhum Nenhuma notificação
Bip Toca o arquivo de som do evento "Novo Correio" definido nas preferências de Sons para todo novo correio
Alerta Exibe uma janela de alerta para todo novo correio
LEDs do teclado Pisca alguns LEDs como o indicador de trava de maiúscula
Alerta central Exibe uma janela de alerta para todos os novos correios
Bip central Toca o arquivo de som do evento "Novo Correio" definido nas preferências de Sons uma vez para novos correios
Janela de Relatório Exibe a janela de relatório

index Filtros de Saída de Correio

Neste momento, existe apenas um filtro que trata com o correio recebido: biscoito da sorte.
Ele irá anexar um engraçado ou sábio "biscoito da sorte" escolhido aleatoriamente no final de cada correio antes de ser enviado. Pode-se experimentá-lo digitando o comando fortune num Terminal.

index Configurando um Serviço de Correio

Agora que seus servidores de entrada e saída de correio (e talvez alguns filtros também) estão configurados, diga ao Serviço de Correio que faça toda a verificação e busca, como é o seu trabalho.

e-mail-settings.png

After ticking the checkmark, you can configure the interval at which the account's mail server is probed for new mail.

The Mail Service can trigger notifications that can be set to show up Never, While sending or While sending and receiving.

Editar menu da caixa de correio... irá abrir a pasta /boot/home/config/Mail/Menu Links/. Todas as pastas ou consultas (!) ou seus vínculos colocados nesta pasta irão aparecer no menu de contexto do ícone da caixa de correio de Serviços de Correio na bandeja da Deskbar.

From that context menu, you can also Create new message…, Check for mail now or edit Settings…:

e-mail-mailbox.png

Se segurar a tecla SHIFT quando chamar o menu de contexto, obterá comandos adicionais:

Checar apenas por correios Oferece um submenu para verificar apenas uma conta específica
Enviar correios pendentes Permite enviar correios pendentes sem verificar também novas mensagens
Desligar serviços de correio Desliga toda a infraestrutura de correio eletrônico (mail_daemon)

O ícone da caixa de correio por si mesma mostra se existem mensagens não lidas (status "Novo") quando existem envelopes dentro.