A tradução desta página ainda não está completa. Até lá, partes incompletas mostrarão o original em inglês.

bootmanager-icon_64.pngGerenciador de Inicialização

Deskbar:nenhuma entrada, normalmente inicia a partir do menu Ferramentas do Instalador
Localização:/boot/system/apps/BootManager
Definições:nenhum
Cópias de segurança do MBR são salvos por padrão em ~/config/settings/bootman/


Se não adicionou a partição do Haiku a um gerenciador de inicialização pré-existente como o GRUB, o Gerenciador de Inicialização pode instalar um pequeno menu de inicialização na Master Boot Record (MBR) que mostra algo como isto:

bootmenu.png
O Gerenciador de Inicialização não é ainda suficientemente testado e tem algumas restrições que causarão problemas se não forem atendidas: o menu só pode ser instalado no primeiro disco rígido e tem que haver um espaço de 2 KB após a MBR.

O Gerenciador de Inicialização o guia através do processo de instalação do menu de inicialização.

index Escolhendo o disco de destino

bootmanager-1.png

O Gerenciador de Inicialização começa com uma lista de todos os dispositivos de armazenamento disponíveis dos quais pode-se escolher o destino. Se já existe um menu de inicialização naquele dispositivo, o botão Desinstalar torna-se ativo, conduzindo-o através de um procedimento simples para restaurar um antigo MBR salvo, assim removendo o menu de inicialização novamente.
Caso contrário, escolha Instalar para continuar.

index Criando uma cópia de segurança da Master Boot Record (MBR)

No caso de alguma coisa dar errado ou desejar remover o menu de inicialização novamente, a Master Boot Record (MBR) é agora salva. Este é obviamente um passo muito importante, assegure-se de não sobrescrever acidentalmente alguma outra cópia de segurança da MBR talvez de alguma experiência recente, por exemplo!

bootmanager-2.png bootmanager-3.png

Apenas selecione um destino para o arquivo da cópia de segurança "MBR" ou deixe o caminho padrão. Após clicar em Próximo receberá uma confirmação se a cópia foi gerada com sucesso.

Be aware that the "/boot" in that path is the install media (e.g. USB stick). Makes sense if something goes wrong and you need to revert immediately. For a long term backup, you should save the MBR on your new Haiku disk as well, because likely as not, you've already formatted and used your install USB stick for other things in the meantime...

index Configurando o menu de inicialização

bootmanager-4.png bootmanager-5.png

A seguir é apresentada uma lista de todas as partições do dispositivo de destino. Next you're presented with a list of all partitions on the destination drive. Ao selecionar as caixas de verificação decide-se quais entradas irão aparecer no menu de inicialização; as caixas de texto permitem renomear uma entrada.

Após isso, selecione do menu pop-up qual partição será inicializada por padrão e defina um tempo limite com o botão deslizante abaixo. Aqui, "Imediatamente" irá pular o menu de inicialização inteiramente, "Nunca" irá parar no menu de inicialização. Pode-se passar por cima da definição de tempo limite segurando ALT enquanto inicializa.

index Gravando o menu de inicialização

bootmanager-6.png bootmanager-7.png

Antes do menu de inicialização ser gravado na MBR, é mostrado um resumo da sua configuração e então uma última chance de abortar a operação. Não se preocupe, uma vez que mantenha a cópia de segurança da MBR a salvo, poderá facilmente reverter as mudanças. Caso as coisas fiquem completamente estragadas, poderá sempre inicializar a partir de um CD ou pendrive USB de instalação do Haiku e recuperar a MBR com o Gerenciador de Inicialização.

index Restoring the backup of the Master Boot Record (MBR)

It's currently not possible to uninstall the boot menu with the BootManager application. There is a workaround however: You can use the dd command in Terminal to restore the backup of the MBR.

dd can be a very destructive tool.
Be very careful and check especially the device path parameter!

The dd commandline is something like this:

dd if=/boot/home/config/settings/bootman/MBR of=/dev/disk/[...]/raw

The input parameter ("if") is the path to the backup of the MBR.
The output parameter ("of") is the path to the raw disk the MBR will be written to. You find all devices and their paths in the DriveSetup application.